terça-feira, 20 de abril de 2010
Manifestantes se acorrentam no portão da Aneel para protestar contra Belo Monte
Manifestantes do Greenpeace se acorrentaram no portão principal da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para protestar contra o leilão da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA). O leilão está marcado para hoje, mas, por enquanto, está suspenso por força de liminar concedida pela Justiça.
Há aproximadamente dez manifestantes do Greenpeace acorrentados, quatro deles no portão principal e o restante no acesso lateral. Além de se acorrentarem, os manifestantes jogaram uma carga de esterco na entrada do estacionamento da Aneel.
Planalto tenta contornar "guerra judicial" para leiloar Belo Monte hoje
Enquete: você é a favor da construção?
Veja galeria de fotos sobre Belo Monte
A via de acesso à sede da agência reguladora (avenida L3 Norte) foi fechada pela Polícia Militar, que destacou 350 homens para fazer a segurança, que se somam aos 100 seguranças privados contratados pela Aneel. Há policiais militares do Bope (Batalhão de Operações Especiais) e do esquadrão antibombas, além de policiais federais.
Por enquanto, não houve problemas com os manifestantes, que são poucos. O acesso à agência reguladora esteve fechado desde ontem à noite, o que impediu que ela fosse invadida, como aconteceu no leilão da hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Madeira (RO).
Suspensão
Apesar de decisão judicial contrária, o governo espera realizar hoje o leilão da usina de Belo Monte. Ontem, minutos depois de ser informado de nova liminar suspendendo o leilão, o governo entrou com recurso para cassar a decisão.
A liminar de ontem foi concedida pelo juiz Antonio Carlos Almeida Campelo, de Altamira (PA), que atendeu um pedido do Ministério Público Federal. Essa é a segunda tentativa do MPF de brecar o leilão da usina, orçada em cerca de R$ 19 bilhões e um dos maiores projetos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Quando construída, a hidrelétrica de Belo Monte terá potência instalada de 11.233 MW (megawatts) e um reservatório de 516 quilômetros quadrados. A usina será construída no município de Vitória do Xingu (PA).
Fonte: Folha Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário